Cerca de 440 profissionais da Rede municipal, entre professores, pedagogos, professores de apoio especializado e das Creches Comunitárias vinculadas à prefeitura participaram nesta quarta-feira, 02, do primeiro módulo de um Curso de Extensão e Formação Continuada sobre Saúde Mental e primeiros Socorros no auditório da Faculdade de Economia da UFF, no Campus do Gragoatá.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O primeiro módulo, que teve como o objetivo apresentar e debater os modelos metateóricos da ciência (mecanicista, organicista e histórico-cultural), abordou a temática “Saúde Mental e Qualidade de Vida” e contou com a presença do médico psiquiatra e professor de Medicina da UFF, Dr. Jairo Werner, que proferiu uma palestra sobre Saúde Mental com ênfase na avaliação dos processos afetivo-cognitivos do aluno.

A Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, enfatizou a importância de temáticas relacionadas com a saúde no processo de formação continuada. “A aproximação entre universidade e escola, fomenta a troca de saberes, experiências e vivências, além de enriquecer os estudos e as práticas de todos os envolvidos nessa relação dialógica”, afirmou.

O Subsecretário de Projetos Especiais da FME, professor José Henrique Antunes, destacou os resultados positivos para a Rede municipal. “Trazer a UFF para dentro das escolas é importante por se tratar da maior instituição de Ensino Superior de Niterói com uma grande experiência no campo da Educação e da Saúde”, destacou.

A assessora de Educação Especial da FME, Andréa Pierre, ressaltou a importância de aprofundar a qualificação dos profissionais. “Esses encontros favorecem a troca de experiências entre professores, pesquisadores, estudantes e familiares. E além de enriquecer as mediações pedagógicas, contribuem para garantir direitos básicos fundamentais”, finalizou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a atual gestão está empenhada em investir na qualificação dos profissionais da rede. “Acreditamos que a eficiência que temos apresentado, se deve à qualidade e ao empenho dos nossos profissionais. Vamos continuar investindo para garantir uma educação pública de qualidade para os alunos. ”, ressaltou.

A próxima etapa do curso, prevista para os meses de setembro e outubro, terá como ênfase “Primeiros Socorros e Prevenção/Combate a Incêndio”. Serão oferecidas 280 vagas para profissionais da Rede municipal e das Creches Comunitárias.

Texto: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.

Fotos: Nathália Dinelli