Alunos da rede municipal de ensino de Niterói voltam às aulas nesta terça-feira (1º) para o segundo semestre de 2017, após duas semanas de recesso. O encerramento do ano letivo está previsto para 21 de dezembro.

Com o retorno das aulas, a Guarda Municipal estará retomando o programa Ronda Escolar que tem por objetivo prevenir a violência e coibir a prática de pequenos delitos no entorno das escolas. O programa prevê visitas diárias, durante os horários de saída e entrada dos alunos, nos turnos da manhã e da tarde.

Já os agentes da Niterói Transporte a Trânsito (Nittrans) vão estar posicionados nas regiões de maior movimento de veículos para orientar os motoristas e garantir a segurança dos alunos.

De acordo com a Fundação Municipal de Educação, Niterói conta hoje com 91 escolas. São 42 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e 49 de Ensino Fundamental que atendem 30.039 incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Programa Criança na Creche.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou as atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre letivo com o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos alunos e qualificar profissionais da rede. “Teremos as Olímpiadas de Matemática, a Maratona de Língua Portuguesa, o Seminário de Educação Infantil, o Seminário de Educação Inclusiva, a Feira de Ciências, a Mostra Acadêmica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de diversos cursos e formações. Vamos continuar avançando e contribuindo para a consolidação de uma educação pública de qualidade em Niterói", ressaltou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou o programa de reforma das escolas e que terá continuidade nos próximos meses. “ Além das 20 escolas que inauguramos, colocamos como prioridade a recuperação e modernização das nossas unidades. Até o fim do ano vamos investir nas UMEIs Neuza Brizola, Julieta Botelho, Alberto de Oliveira e também na Escola Municipal Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis”, concluiu.

Os alunos matriculados no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) devem ficar atentos ao calendário escolar. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Prova Brasil será realizada no período entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. O exame, criado em 2005, faz parte de um conjunto de ações para avaliar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

Também continuam abertas as inscrições na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os que não puderam iniciar ou prosseguir os estudos na idade certa. As vagas são para as seguintes unidades:

E.M. Alberto Torres (Centro), E.M. Maria de Lourdes Barbosa (Fonseca), E.M. Paulo Campos (Icaraí), E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos (Ilha de Conceição), E.M. Honorina de Carvalho (Pendotiva), E.M. Altivo Cesar (Barrreto), E.M. João Brazil (Morro do Castro), E.M. Francisco Portugal Neves (Piratininga) e E.M. Helena Antipoff (São Francisco).

Mais informações podem ser obtidas no edital de matrícula do EJA, no site www.educacaoniteroi.com.br ou através do telefone (21) 2179-6426.