A Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Educação de Niterói entregaram nesta quinta-feira, 13, a biblioteca da Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker, localizada no bairro de Santa Barbara.

O espaço que recebeu o nome de Biblioteca Escolar Professora Gracinda Maria de Oliveira conta com acervo de cerca de sete mil livros que abrangem diversos temas e autores. A iniciativa faz parte do Programa de Implantação das Bibliotecas Escolares, através do Plano Municipal de Educação instituído pela lei nº3234/2016 e pela Lei Federal nº12.244.

O espaço possui um acervo com sete mil livros que abrangem diversos temas e autores que se relacionam com o contexto cultura e escolar e também conta com duas bibliotecárias.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, da Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, do Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes e da coordenadora das bibliotecas populares, Ana Duque.

De acordo com Flávia Monteiro, a biblioteca será fundamental para o enriquecimento cultural dos estudantes. “Todas as construções educacionais são voltadas para os nossos alunos, e a utilização desses espaços agregam além de conhecimento, um engajamento para possíveis futuros escritores”, destacou.

Segundo Bruno Ribeiro, é fundamental a participação dos estudantes para a manutenção e organização da escola. “Os alunos podem ser o ponto de partida para incentivar os colegas de outras unidades a cuidar do patrimônio que estão recebendo”, ressaltou.

Durante a inauguração foi realizado uma apresentação do grupo “As Cigarras”, compostas pelas professoras da rede de ensino do município de Niterói, Liliane Balonecker, Rejane Tinoco e Camilla Bacelar, além de uma apresentação literária da escritora Dani Fritzen.

Texto e Fotos: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.