Cerca de 1000 alunos da rede municipal de Niterói participaram nesta quinta-feira, 05, no Clube Canto do Rio, da formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de 2017.

O projeto é resultado de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói que tem por objetivo conscientizar os alunos do ensino fundamental sobre os temas como prevenção ao uso de drogas, bullying e violência.

O curso do Proerd possui 25 anos e já formou cerca de um milhão e 200 mil alunos. As aulas acontecem uma vez por semana, com a duração de uma hora, no período de 17 semanas. São ministradas por quatro instrutores policiais que durante o período de férias escolares passam por novas capacitações de aplicação disciplinar.

Esta edição do programa foi realizada para 32 turmas de estudantes do 5º ano de nove unidades da rede municipal: E.M. Maria Ângela Moreira Pinto, E.M. Helena Antipoff, E.M. Francisco Portugal Neves, E.M. Maria de Lourdes Barbosa Santos, E.M. Diógenes Ribeiro de Mendonça, E.M. Vera Lúcia Machado, E.M. Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, E.M. Professor André Trouche e E.M. Mestra Fininha.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, a cada edição do programa novas escolas se inserem no contexto.
“Desde o início dessa parceria, o projeto tem sido ampliado para mais escolas, colaborando para o debate e a conscientização de temas importantes para os nossos alunos”, destacou.

Durante o evento foram realizadas apresentações musicais do grupo de Promoção à Leitura, As Cigarras, a banda da Polícia Militar e também os alunos das Escolas Municipais Ayrton Senna e Adelino Magalhães, que fazem parte do projeto “Tocando com a Polícia Militar”, que se apresentam tradicionalmente no desfile do dia 7 de setembro.
Além das homenagens prestadas aos alunos destaques nas redações e durante todo o curso.

Segundo o Subsecretário de Projetos Especiais da FME, Professor José Henrique Antunes, é de grande importância o trabalho realizado pela prefeitura com a Polícia Militar. “Através dessa parceria podemos conscientizar os nossos alunos do que é certo e errado, ajudando no combate ao uso de drogas”, ressaltou.

De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Niterói, Coronel Rocha, o Proerd é o principal programa de prevenção à violência e drogas pela Polícia Militar.
“A partir do momento em que as crianças têm a formação escolar junto com os instrutores da Polícia Militar, elas são orientadas a dizer não às drogas. Desta forma conseguimos prevenir que elas se envolvam em situações de perigo”, destacou.

Estiveram presentes no evento o Presidente FME, Bruno Ribeiro, o Subsecretário de Projetos Especiais da FME, Professor José Henrique Antunes, o Deputado Estadual, Professor Waldeck Carneiro, o Comandante 12º BPM, Coronel Rocha, o Comandante de Policiamento Especiais (CPE), Coronel Salema, a Coordenadora de Políticas Públicas sobre drogas, Rosana Brandão, além de outras autoridades.

Texto: Larissa Lisboa
Fotos: Bianca Cavaliere.