A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Professora Flávia Monteiro de Barros, participou nessa segunda-feira, 5, no Auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, da abertura da Semana do Meio Ambiente em Niterói.

O evento teve início com uma mesa redonda onde foram realizados debates acerca do tema: “Proteção e melhoramento do ambiente humano”.

Estiveram presentes também o Subsecretário de Meio Ambiente de Niterói, Gabriel Mello Cunha, o Diretor do Parque Estadual da Serra Tiririca/INEA, Alexandre Ignácio, a Secretária Executiva do projeto Enseada Limpa, Valéria Braga, e o Coordenador Ambiental e Engenheiro Florestal da empresa Concremat Engenharia e Tecnologia, Alan Rangel.

A Semana do Meio Ambiente faz parte do calendário município e também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho. No Brasil, a Semana Nacional foi instituída através do Decreto Federal 1981, e este ano o tema é “Conectando pessoas à Natureza”. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é um convite para que pensemos sobre como podemos ser parte da natureza e como dependemos dela intimamente.

A Secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro destacou que as 92 escolas da rede estão envolvidas no programa de conscientização da sociedade sobre a importância da causa ambiental na cidade. “Os professores, alunos e suas famílias precisam se envolver na discussão e nas ações sobre as práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente. Desta forma, estaremos formando cidadãos conscientes”, ressaltou Flávia.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, lembrou que as campanhas feitas na rede municipal são voltadas para a economia de água e luz, e destacou: “A escola é um local privilegiado onde podemos pôr em prática as informações recebidas. Com certeza estamos contribuindo para um mundo mais sustentável”, afirmou Bruno.

O evento é uma realização da Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Educação, através da subsecretaria de Projetos Especiais, do Núcleo de Ações Integradas (NAI) e da Diretoria de 3º e 4º ciclos da FME. A parceria envolve também as secretarias municipais Executiva, de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, o Parque da Serra da Tiririca, o Laboratório Horto Viveiros da Universidade Federal Fluminense (UFF), Transoceânica e Concremat Ambiental.

Na programação da Semana Nacional de Meio Ambiente que vai até o próximo dia 11 estão previstas exposições, seminários, oficinas de sustentabilidade, atividades recreativas, plantio de mudas além de outras atividades em diversos espaços públicos como nos hortos do Fonseca, de Itaipu e do Barreto. Para mais informações, acesse o link: <https://educacao.niteroi.rj.gov.br/2017/05/programacao-semana-do-meio-ambiente/>.

O Subsecretário de Projetos Especiais da FME, professor José Henrique Antunes ressaltou a importância das parcerias no projeto. “Os órgãos e empresas envolvidas vão nos ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente”, destacou José Henrique.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Érika Ferreira.