A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, participou na tarde desta segunda-feira,5, da reabertura da Biblioteca Parque de Niterói, localizada na praça da República, no centro da cidade. De acordo com o termo de cooperação assinado pelo Prefeito Rodrigo Neves e Secretário Estadual de Cultura, André Lazaroni o espaço ficará sob sob responsabilidade do município até 2020.

Com um acervo de cerca de 60 mil itens, incluindo livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizada, livros e equipamentos em Braile, o espaço foi um dos muitos equipamentos culturais desativados devido à forte crise econômica que atinge o Estado do Rio.

O Prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância da iniciativa. “Esta biblioteca faz parte do patrimônio histórico da cidade, além de ser um lugar de Educação e Cultura e referência para o município. Estou feliz por devolver este espaço aos cidadãos", destacou.

A Secretária Flávia Monteiro, destacou que espaço faz parte da vida dos estudantes de Niterói. “O acesso à Biblioteca Parque significa a para os nossos alunos a possibilidade de conhecer mais de perto os trabalhos de grandes nomes da nossa literatura”, enfatizou.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou o empenho da atual gestão foi fundamental. “A cidade está vivendo um momento especial com a retomada de vários espaços públicos”.

Participaram também do encontro o Secretário Municipal de Cultura, Arthur Maia, o Deputado Estadual Waldeck Carneiro, o Deputado Federal Chico D’Ângelo, o Presidente da Academia Fluminense de Letras além de outras autoridades.

Durante a cerimônia, houve apresentação dos alunos do “Projeto Aprendiz – Música na escola”, resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura.

Localizada na Praça da República, no Centro, a Biblioteca voltará a funcionar de terça a sábado, das 11h às 19h.

Texto: Alan Jorge Dornelas

Fotos: Bianca Cavaliere