A Diretoria de Educação Infantil realizou nesta quarta-feira (31), no Auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, um encontro com os pedagogos das 12 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e duas Creches Comunitárias que possuem Berçários.

O objetivo do encontro foi apresentar o Projeto de Acompanhamento Pedagógico do trabalho desenvolvido nos berçários, com a finalidade de melhorar a qualidade das atividades intermediadas no ambiente escolar.

De acordo com a secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro, o projeto é de suma importância para a rede municipal. “Devemos buscar melhorar o nosso trabalho com as crianças, já que somos os responsáveis pelo seu desenvolvimento educacional”, ressaltou.

Durante a reunião, dirigida pela professora do Departamento de Estudos da Infância PROPED/UERJ, Vera Vasconcellos, foi aberto um espaço de diálogo entre os participantes para orientar o funcionamento e a importância do trabalho pedagógico no processo de desenvolvimento, inserção e acolhimento das crianças nas escolas e creches.

“O pedagogo precisa pensar na inserção não só da criança, mas também da família nas creches. O diálogo com os pais nos permitem conhecer a criança e trabalhar pedagogicamente, a cada dia, maneiras que auxiliem o desenvolvimento dela”, destacou.

A Diretora de Educação Infantil, Eliza Pandino, ressaltou o valor da aproximação entre as instituições e os pais dos alunos. “As creches e escolas devem buscar uma aproximação com os pais e responsáveis buscando ações de inserção e acolhimento dos alunos”, afirmou

Os próximos encontros irão acontecer nas seguintes datas:

05/07 – Encontro para Professores de Berçários

02/08 – Segundo Encontro para Professores de Berçários

30/08 – Segundo Encontro para Pedagogos

20/09 – Encontro Final: Direção, Pedagogos e Professores dos Berçários

Texto e fotos: Larissa Lisboa.