A Secretaria Municipal de Educação de Niterói e a Fundação Municipal, através da  Diretoria de 3º e 4º ciclos realizaram na manhã desta quarta-feira (3) no campus da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) uma formação para os professores de Educação Física da rede.

Durante o encontro, que contou com a presença dos alunos do curso de Educação Física da UNIVERSO,  todos puderam assistir a uma palestra proferida pelo Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Maria Pereira da Silva, sobre Corrida de Orientação.

A formação teve como objetivo proporcionar o entendimento teórico da modalidade e permitir aos professores que trabalhem com as demais disciplinas. Na  modalidade, praticada ao ar livre, os participantes devem passar por pontos de controle com a utilização de um mapa e uma bússola.

"A ideia é aproveitar essa primeira oportunidade para uma primeira apresentação do esporte orientação, como ele é executado e quais são as suas regras. No próximo encontro veremos como ele funciona na prática. ”, explicou o Professor José Maria Pereira da Silva.

A Coordenadora Pedagógica de Educação Física, professora Lúcia Voss ressaltou  a importância da iniciativa nas escolas: "A Corrida de Orientação é um esporte que possibilitar aos professores das demais disciplinas criadas outras a partir da temática da corrida”, destacou.

Além da presença de toda diretoria de 3º e 4º ciclos, o evento contou também com a participação da Coordenadora de Matemática da Rede, Nisse Castro de Oliveira e da Coordenadora de História e Geografia, Rosane Feu.

O mesmo grupo que participou do encontro desta manhã deve se encontrar novamente no próximo sábado (6) para realizar a parte prática da modalidade. Todos os presentes receberão certificado de conclusão.

Texto: Maria Paula Macário e Alan Jorge Dornelas

Fotos: Alan Jorge Dornelas