Professores, pedagogos e diretores da rede municipal de Educação participaram nesta quarta-feira, (24), no auditório Darcy Ribeiro, Espaço Oswaldo Salles, da atividade cultural “Promoção da Leitura” que abordou o tema da diversidade humana.

O evento faz parte da Jornada de Educação, Diversidade e Trânsito, que é organizada pelo Núcleo de Ações Integradas (NAI) e tem como base a lei 2521 de 2017.

A legislação criou a Semana da Diversidade nas escolas municipais, e a Lei do Maio Amarelo, que aborda campanhas educativas e ações voltadas à prevenção do trânsito nas escolas.

O encontro contou com a presença da Diretora da Educação Especial, Andrea Pierre, a professora e Assessora Especial de Articulação Pedagógica (AEAP), Marcia Santana, a professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Palmira Silva e a Coordenadora no NAI, Sonia Maria Silva.

A coordenadora Sonia Maria ressaltou a importância de se aprender a viver em um ambiente de diversidade e a necessidade de discutir as diferenças existentes dentro das escolas. "Ao longo da vida escolar os alunos se deparam com todo o tipo de diferença, sejam elas de gênero, raça, valores, religião, ritmos de aprendizagem e configurações familiares. É necessário ampliar a discussão da tolerância no ambiente escolar, predominando sempre o respeito entre os estudantes", destacou.

Texto: Érika Ferreira

Fotos: Bianca Cavaliere