Os professores de Apoio Educacional Especializados aprovados no último concurso participaram nesta quarta-feira (29) de uma Formação continuada no Auditório Darcy Ribeiro, no espaço Oswaldo Salles.

O encontro, promovido pela Coordenadoria da Educação Especial da Fundação Municipal de Educação, teve como objetivo explicar como funciona a modalidade no município de Niterói além de apresentar as atribuições do Professor de Apoio.

Os novos coordenadores  dos 7 polos também foram apresentados na reunião. São eles: o Professor de Bilinguismo, Robson de Souza (Polo 6- E.M. Julia Cortines e Polo 3- E.M. Professores Paulo Freire); a Coordenadora em Tecnologia Assistiva, Aimi Tanikawa (Polo 1- UMEI Pofessor Irio Molinari); o Coordenador Pedagógico Hospitalar e Domiciliar, Victor Vita (Polo 1- UMEI Maria Vitória Ayres Neves e UMEI Professor Denise Mendes Cardia); as Fonoaudiólogas, Luciene Souza (Polo 6- Todo, menos a E.M. Julia Cortines) e Carla Brás (Polo1- UMEI Rosalda Paim e E.M. Alberto Francisco Torres); e as Orientadoras Pedagógicas, Carolina Timbó (Polo 7- Todo) , Joice da Silva (Polo 5- Todo e Polo 1- E.M. Anisio Teixeira, E.M. Alberto de Oliveira e UMEI Portugal Pequeno), Glaura Braga (Polo 4- Todo), Sônia Rosa (Polo 3- Todo e Polo 1- UMEI Antônio Vieira da Rocha, E.M. Santos Dumont e E.M.Ayrton Senna) e a Márcia Josiane (Polo 1- UMEI Hilka de Araújo Peçanha).

A Coordenadoria da Educação Especial da Fundação Municipal de Educação, Andrea Pierre, ressaltou a importância do encontro. " Nossa expectativa é instrumentalizar  os professores para que eles possam dar continuidade às intervenções pedagógicas necessárias para uma inclusão de qualidade dos nossos alunos" afirmou.

Andrea Pierre também acrescentou que os encontros de formação terão enfoque em tecnologia assistiva que tem uma importância estratégica para escolarização de alunos autistas, libras, grafia braile, dentre outros. Os professores poderão ainda se inscrever em outros dois cursos de Formação e Serviço: Autismo e Tecnologia Assistiva.

De acordo com o calendário da FME, a próxima Formação de Professores de Apoio Educacional está prevista para o dia 12 de abril e os encontros previstos  serão realizados  no Espaço Oswaldo Salles e também nas unidades municipais.

Texto: Érika Ferreira

Fotos: Tatyana Meirelles

WhatsApp Image 2017-04-03 at 14.29.07 WhatsApp Image 2017-04-03 at 14.29.08 (1) WhatsApp Image 2017-04-03 at 14.29.08 (2) WhatsApp Image 2017-04-03 at 14.29.08