O município de Niterói lançou neste mês de março a campanha "Mulher: Nenhum Direito a Menos", com o objetivo de ampliar a  busca de igualdade entre homens e mulheres e a defesa dos direitos da mulher. A campanha, que é encabeçada pela primeira-dama do município, Fernanda Sixel, conta com uma programação especial para todo este mês de março, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Os eventos tiveram início no último dia 8, através de um Café da manhã com o prefeito da cidade, Rodrigo Neves no Teatro Popular Oscar Niemeyer, onde cerca de 40 mulheres da administração municipal foram homenageadas.

Um dos destaques da programação será a ação educativa "Isso também é violência", elaborada pela Diretoria de Programas Especiais da Fundação Municipal de Educação, que tem como objetivo aprofundar a discussão sobre as formas de violência que a mulher enfrenta. Realizada em forma de performance, pretende chamar a atenção de homens e mulheres sobre as situações de agressão que ainda são vistas com naturalidade. Esta ação vai acontecer no dia 15/03, das 16h às 19h, na Praça Araribóia, no Centro de Niterói.

Além disso, neste sábado, o Núcleo de Ações Integradas da FME vai promover a "1º Trilha do Batom", no Morro das Andorinhas, com concentração às 8h, em frente a Paróquia São Sebastião de Itaipu.

No dia 30 de março, às 19h também vai acontecer um debate e lançamento do projeto "Lei Maria da Penhas nas escolas", com a palestrante Marcia Pombo na Escola Municipal Altivo César.

Ainda de acordo com o cronograma, se destacam: a caminhada “Mulher. Nenhum Direito a Menos”, que será realizada no  dia  16, no centro da   cidade; o II Encontrão da Juventude, com o tema “Agora é que são elas”, no Horto  do  Fonseca, dia  19; Ação Cidadã no Colégio Estadual Guilherme Briggs,  dia  25; entrega  do  prêmio Etienne Romeu,  dia  27, na Câmara dos Vereadores; abertura da exposição “Mulheres Brasileiras”, conjunto de fotografias e informações sobre 12 mulheres destaques na cultura brasileira,  dia  28, na Sala Carlos Couto e inauguração da Sala de Amamentação da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no  dia  31.

Texto: Maria Paula Macário

mulher