No próximo dia 29, será comemorado no município de Niterói o Dia do Poeta. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói estarão realizando a campanha "Poesia em toda parte", elaborada pela Coordenação de Promoção da Leitura, com a colaboração da Coordenação de  Bibliotecas Populares.
O Dia do Poeta é comemorado em Niterói no dia 29 de março, instituído pela Lei n° 3143, de 27 de maio de 2015. A lei homenageia Luís Antônio Pimentel, poeta, professor, jornalista e memorialista, que cantou e contou a cidade de Niterói em verso e prosa, retratando a cidade sob vários ângulos, através da construção poética de seus haikai ou através do trabalho incansável e responsável de registro da memória local da cidade.
A campanha "Poesia em toda parte" ressalta também a chegada do outono, que revela o sabor que brota da morte, que precede e sucede a vida. O projeto tem, como uma de suas estratégias, a divulgação e comemoração do Dia do Poeta. Realçando recomeços,  traduz o olhar particular, um jeito único de ver a vida, de perceber o mundo e o outro na poesia presente no cotidiano.
A Coordenação de Promoção da Leitura, no contexto escolar, desenvolve e participa de forma efetiva de ações pedagógicas de incentivo à leitura e à escrita.
A coordenadora de Promoção da Leitura, Liliane Balonecker Daluz, enfatiza a importância desse tipo de iniciativa:
 "Concebemos a leitura a partir de seu potencial transformador. Acredito piamente, por experiência própria, que a leitura é capaz de transformar vidas. Não é possível ser o mesmo antes e depois da experiência com a leitura de uma obra literária de qualidade. Além de garantir que os alunos saibam decodificar as letras, é preciso que seja garantida a oportunidade de desvendamento dos mistérios da leitura das entrelinhas, do que está implícito, pois toda história tem as suas múltiplas versões e subversões. A leitura é capaz de ampliar a formação cultural dos alunos e, além disso, fazer com que sejam leitores e escritores das páginas de suas próprias histórias. Nosso projeto foi pensado a fim de mobilizar as Unidades de Educação para a vivência poética e consequente fomento da leitura e formação do leitor."
Dentre a programação divulgada, constam os seguintes eventos: o Café Literário, que vai acontecer no dia 14/03 (terça-feira), no Auditório Darcy Ribeiro, situado na Rua São Pedro, 108, Centro de Niterói, no horário das 9h às 11h e um Sarau de Poesia no Campo de São Bento, no dia 18/03 (sábado), nos arredores da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira na Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento, Icaraí, das 10h às 12h. Os eventos terão um momento de microfone aberto, em que o público poderá participar declamando poemas ou compartilhando outras formas de vivência poética.
Além disso, haverá ainda o Corujão da Poesia que será realizado na quinta-feira, 30/03, no Reserva Cultural (Avenida Visconde do rio Branco, 880, São Domingos, Niterói), a partir das 20h 30min. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Texto: Maria Paula Macário

Nenhum texto alternativo automático disponível.