A Secretara Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou, por meio do trabalho do Departamento de Alimentação Escolar da Fundação Municipal de Educação (FME) uma reunião de pais para tratar a "Alimentação no Primeiro Ano de Vida".
O evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), no auditório Amaury Pereira Muniz, foi coordenado pela nutricionista Ana Paula Motta, do Departamento de Alimentação Escolar.
Na ocasião foram abordados temas como: obesidade infantil, tabus alimentares do berçário, práticas alimentares para prevenir anemia, alimentação de transição, exemplos de cardápio e até uma oficina de rotulagem nutricional, para explicar aos pais os perigos de alimentos ultraprocessados.
A nutricionista Ana Paula falou sobre a importância desse encontro com os pais:
"Estamos tentando juntar forças do que os pais e a escola fornecem em termo de alimentação. Queremos fazer a prevenção de obesidade infantil, por exemplo, por todas as frentes, além de tirarmos as duvidas em relação a alimentação oferecida na escola e até mesmo em casa."
Caterina Piloto é mãe do João, de 8 meses que estuda na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Audição em Niterói (APADA) e falou que confia muito na alimentação dada pela escola:
"Acho que esses encontros são de suma importância para esclarecer dúvidas e quebrar hábitos culturais de alimentação. Aqui, conversamos no geral  e podemos ficar cientes do tipo de alimento que nossos filhos consomem na escola. É importante pra gente ter esse respaldo da nutricionista, é mais uma garantia de que nossas crianças estão comendo bem."
Segundo o presidente da FME, Bruno Ribeiro: "Essa capacitação é muito importante, tanto para área da alimentação escolar, quanto para os pais. Temos esse primeiro contato entre eles e a equipe de nutrição, que me alegra muito por ter feito essa movimentação", apontou.
A diretora de alimentação escolar, Ivone Albertino também esteve presente e se colocou a disposição dos pais.
Na parte da tarde haverá outro encontro, dessa vez com os profissionais da equipe de berçário.

Texto: Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere

WhatsApp Image 2017-02-22 at 12.39.44 WhatsApp Image 2017-02-22 at 12.37.09 WhatsApp Image 2017-02-22 at 12.42.50