Os profissionais da Rede Municipal de Educação terão direito à meia-entrada nos cinemas da Reserva Cultural e a 15% de desconto em compras na livraria que funciona no complexo cultural idealizado por Oscar Niemeyer, em São Domingos, na Zona Sul da cidade. O benefício começa a valer a partir de 1º de fevereiro, de acordo com o termo de cooperação assinado na noite de hoje (24/1) pelo prefeito Rodrigo Neves, o diretor presidente do Grupo Reserva Cultural, responsável pela administração do Complexo Cultural e Gastronômico do Centro Petrobras de Cinema, Jean Thomas Bernardini, a secretária municipal de Educação, Flavia Monteiro, e o secretário de Cultura de Niterói, Marcos Gomes. O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, e o subsecretário de Cultura, Daniel Damasceno, também participaram do encontro.

“Os niteroienses já têm o Reserva Cultural como parte da vida cultural e de lazer da cidade. A realização da PPP (parceria público-privada) que permitiu a conclusão das obras e a abertura do espaço para a população foi muito bem-sucedida. Esse termo de cooperação é muito positivo porque, além do benefício direto para os profissionais da Rede Municipal de Educação, vai possibilitar que eles ampliem seu repertório de informações para desenvolver sua missão de educadores junto às crianças e jovens niteroienses”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Para usufruírem o benefício, os profissionais precisam apresentar o documento de identidade e o contracheque no momento da compra.

“Nosso espaço é feito para unir Educação e Cultura, que se complementam. Nós defendemos a essência do cinema, nossa programação é feita para distrair ao mesmo tempo que educa.  Estamos muito satisfeitos de fazer parte dessa parceria e de portas abertas para os profissionais da Rede Municipal”, convida Jean Thomas Bernardini, que aproveitou a ocasião para elogiar a frequência dos niteroienses no local.

Secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro destaca que esse convênio compõe um conjunto de medidas desenvolvidas pela gestão para favorecer a valorização e formação do profissional da Educação.

“Naturalmente que Educação e Cultura se integram muito bem. Nada como oportunizar aos profissionais da Educação o acesso a bens culturais que, sem dúvida, vão enriquecer sua formação e prática, melhorando também o exercício profissional”, aponta a secretária.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, o Reserva Cultural se tornou um ponto de encontro da sociedade de Niterói.

“Facilitar o acesso dos profissionais da Rede, não apenas professores, é alimentar mais ainda esse ponto de encontro. A cidade vive de espaços de convivência. O mais fantástico desse espaço não é o sucesso dos filmes, ou do polo gastronômico ou da livraria. É a gente ter conseguido criar um novo ponto de encontro com a cidade e a Educação está inserida nele”, destaca o secretário.

Texto: Prisca Fontes

Fotos: Alexandre Vieira