O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na manhã desta quarta-feira (28/12) a renovação do convênio por mais um ano com a Secretaria de Estado de Cultura para o funcionamento da Biblioteca Parque de Niterói.

Com a medida, a Prefeitura vai injetar, mensalmente até dezembro de 2017, R$ 150 mil na biblioteca para manter o pagamento de funcionários, a limpeza e manutenção do espaço, que são responsabilidade do governo estadual. Em 2015, quando o convênio começou, foram pagos R$ 450 mil para sanar dívidas e, neste ano de 2016, a Prefeitura repassou parcelas de R$ 160 mil. O equipamento recebe cerca de 600 pessoas por dia.

“Reconhecemos a importância e o valor inestimável desse espaço para a formação cultural e literária dos frequentadores da Biblioteca. Portanto, explicitamos nossa alegria com esta boa notícia, e corroboramos o nosso compromisso de incentivo à formação dos leitores, independente da idade.”, declara a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professora Flávia Monteiro de Barros Araújo.

A diretora da Biblioteca Parque, Cláudia Ricci, falou que deixar o espaço fechado seria lastimável.

"É com muita alegria e felicidade que celebramos novamente o convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Cultura para manter a Biblioteca Parque. Ela tem uma importância muito grande para a cidade. O apoio da Prefeitura é fundamental para a continuação do trabalho. A biblioteca oferece cursos, atividades para as crianças e dispõe de um acervo múltiplo, diversificado, com filmes e livros. Deixar esse equipamento fechado seria uma lástima", frisou.