A Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação  realizaram na manhã desta quarta-feira, 30/11, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles,  a I Jornada de Alfabetização da Diretoria de 1º e 2º ciclos, cujo tema foi "Diálogos sobre a Alfabetização".

Neste ano a Diretoria de 1º e 2º ciclos buscou, por meio de algumas ações mais específicas, reafirmar seu compromisso em promover discussões, reflexões e trocas de experiências no campo da Alfabetização e do Letramento. Nesse caminhar, a Jornada foi mais um encontro com o objetivo de estabelecer um diálogo maior com os professores da Rede sobre desafios e questões da Alfabetização no tempo presente. Participaram do evento cerca de cem professores do 1º segmento do ensino fundamental, pedagogos e demais profissionais da rede municipal.

A programação teve início pela manhã com a realização de um debate que contou com a participação das professoras, Carmen Sanches Sampaio (UNIRIO) e Glória Maria Anselmo (SEMECT/FME) sobre os desafios da Alfabetização.

Houve ainda uma apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Jacinta Medela em comemoração aos 100 anos do Samba.

À tarde foram realizadas diversas exposições orais e apresentações de trabalhos a partir das experiências dos professores alfabetizadores da Rede. Os temas foram: "Leituras e releituras: experiências compartilhadas do Reforço Escolar" (Prof.ª Ana Claudia M. do Nascimento/E. M. José de Anchieta; Prof.ª Jéssica Amaral Dezerto/E. M. Maria Ângela Moreira Pinto); "Experiências compartilhadas das Classes de Aceleração" (Prof.ª Maria Ivanece R. Ferro/E. M. Infante Dom Henrique); "Alfabetizar é amar com letras" (Prof.ª Carmen Lucia Martins da Silva/UMEI Rosalda Paim)

"PNAIC Niterói sob olhar de uma Orientadora de Estudos" (Prof.ª Camila Bacelar/E. M. Dario de Souza Castello)

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro destacou o trabalho que tem sido desenvolvido. "Temos que consolidar as nossas reflexões pedagógicas sobre a alfabetização, com clareza de qual é o trabalho que a rede vem desenvolvendo. A nossa prática pedagógica é sempre híbrida, fruto de muitas experiências, de muitas fontes e muitas inspirações teóricas".

Encerrando o evento, todos puderam assistir a uma apresentação do Projeto Aprendiz, com as crianças da Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos.

unnamed-17

unnamed-15