Professores da rede municipal de Niterói participaram na última sexta-feira, 18, no Auditório Darcy Ribeiro, no espaço Oswaldo Salles, do encerramento do projeto Anima Escola. Durante o encontro foram apresentados os trabalhos realizados ao longo do curso e também foram entregues os certificados e os DVDs com os vídeos produzidos pela turma.

Segundo a secretária Flávia Monteiro de Barros, o Projeto Anima Escola, em parceria com a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, "tem contribuído para a abertura de novos  horizontes, uma vez que alunos e professores se apropriam de técnicas variadas na produção de vídeos de animação, possibilitando o exercício e a utilização de uma outra linguagem, ampliando seus olhares e agregando-lhes novos conhecimentos".

A coordenadora da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, Carla Senna, destacou o terceiro ano de sucesso do Anima Escola em Niterói. "Aproveitamos a parceria com o Anima Mundi para realizar esse curso, onde são apresentadas várias técnicas de animações diferentes. Queremos que professores e alunos vivenciem essa linguagem de animação".

Em 2016 o programa contou com a participação de 15 escolas da Rede Municipal, e os professores se empenham em aplicar o que foi aprendido no curso nas salas de aula.

"Fazemos o festival Anima Mundi há 24 anos e o Anima Escola há 15. Temos uma metodologia de ensino que utiliza a animação nas escolas. Desenvolvemos métodos e softwers que facilitam bastante o acesso para qualquer pessoa. Procuramos sempre usar pouca tecnologia, e dar prioridade à criatividade e à inovação. Quem participa do curso também poder criar também as suas próprias ferramentas" afirmou o Diretor do Anima Mundi Marcos Magalhães.

Texto: Débora Viana

Fotos: Tatyana Meirelles