Professores de Apoio e da Sala de Recursos da rede municipal de Niterói participaram nesta sexta-feira, 25/11, do último encontro da Formação de Educação Especial no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) e teve como objetivo trabalhar a inclusão através da Tecnologia Assistiva e a produção de materiais, abordando o Plano Educacional Individualizado (PEI), como recurso para os alunos.

A professora Aimi Tanikawa, mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ e responsável pela Tecnologia Assistiva da FME,  que presidiu o encontro, destacou a importância do PEI.

"Trata-se de um instrumento inclusivo, na medida em que oferece parâmetros mais claros a serem atingidos com cada aluno com deficiência. O Plano Educacional Individualizado além de facilitar também acessibiliza o fazer pedagógico."

De acordo com o Departamento de Educação Especial da FME, os professores envolvido no projeto participaram de nove encontros. No último, eles produziram materiais como tesouras adaptadas e fixadores de folhas, que ajudam às crianças com deficiência facilitando as tarefas diárias na escola.

"O objetivo da tecnologia assistiva é oferecer aos professores condições de aprendizagem, para que possam fornecer os recursos para cada aluno. A formação continuada é importante para que eles se instrumentalizem para trabalhar com as crianças com deficiência. Esse preparo faz a diferença na escola e no processo de aprendizagem do aluno", concluiu Andrea Pierre, Coordenadora da Educação Especial da FME.

No encerramento do encontro, todos participaram de uma confraternização e também receberam os seus diplomas.

Texto: Débora Viana e Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere e Tatyana Meirellesc-2 d-1 e-1 f-1 i-2