Professores de Apoio e de Sala de Recursos da rede municipal de Niterói participaram nesta sexta-feira, 11/11, de um encontro de Formação da Educação Especial no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) e teve como objetivo trabalhar a inclusão através da Tecnologia Assistiva e a produção de materiais, abordando o Plano Educacional Individualizado (PEI), como recurso para os alunos.

A professora Aimi Tanikawa, mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ e responsável pela Tecnologia Assistiva da FME, presidiu o encontro e falou sobre a importância do PEI:

"Trata-se de um instrumento inclusivo , na medida em que oferece parâmetros mais claros a serem atingidos com cada aluno com deficiência, facilita e acessibiliza o seu fazer pedagógico."

Também foram tratadas outros aspectos do Plano Educacional Individualizado como a previsão de estratégias que favoreçam o desenvolvimento do aluno e a necessidade das escolas atuarem junto dos pais, dentre outras.

Ao término do encontro, os participantes dividiram-se em grupos e confeccionaram um modelo de PEI de acordo com as particularidades de cada deficiência e a maneira de lidar com elas.

No dia 25 de novembro acontece o último encontro, com produção de materiais acessíveis e entrega dos certificados.

Texto e fotos: Débora Viana e Maria Paula Macário

11.11.16 11.11.16 11.11.16 11.11.16