Professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal de Niterói participaram nesta sexta-feira (11/11) do projeto "Escola Conectada". A oficina aconteceu no Espaço de Formação Digital, no Espaço 300, Centro de Niterói. 

A formação, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação (FME) com a Fundação Telefônica Vivo, tem como objetivo a inserção dos educadores na cultura digital e estimular a adoção de competências tecnológicas em sala de aula.

O encontro reuniu 60 professores, divididos nos turnos da manhã e tarde, e todos puderam conhecer a plataforma www.escolasconectadas.org.br. Através do portal, é possível participar de cursos online em duas modalidades, o "Faça Você Mesmo", com até 20 horas de duração, ou o "Curso com Especialista", que possui até 30 horas. Ao final da formação, o educador recebe um certificado conferido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O representante da Fundação Telefônica Vivo, Geraldo Pereira, ministrou a formação, e explicou a importância do uso da tecnologia no dia a dia da escola.

"Foi um encontro para apresentar o projeto, e espero que os profissionais passem essas informações para outros, e assim por diante. Cada formação da plataforma, traz novas possibilidades para serem abordadas em sala de aula. O interessante é trabalhar com temas atuais, que os alunos se identifiquem e assim estimular o aprendizado", disse.

Encerrando o encontro no turno da manhã, a formação abordou o tema "Histórias em Quadrinhos", e os professores puderam avaliar as possibilidades disponibilizadas no site e como utilizar a ferramenta. Já no período da tarde, os profissionais foram orientados na produção de Animação Digital.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Bianca Cavaliere

img_3435 img_3438 img_3456 img_3460 img_3461