A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Flávia Monteiro de Barros Araújo, participou do encerramento do V Colóquio Internacional Brasil-Colômbia nesta quinta-feira (20/10). O evento aconteceu no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) e reuniu estudantes brasileiros e colombianos.

A secretária fez parte da mesa temática "Panorama da Educação no Brasil e na Colômbia: Convergências e Divergências". Também participaram do encontro o professor doutor Omar Cabrales da Universidad Militar Nueva Granada, na Colômbia, e a professora doutora Maria Celi Vasconcelos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que atuou como mediadora do debate.

O V colóquio teve início no dia 18, terça-feira, com o tema a "Educação e América do Sul – Experiências de Brasil e Colômbia". Nos três dias, profissionais brasileiros e colombianos puderam expor vivências, trocar opiniões e conhecer as diferenças na educação dos dois países através de mesas de debate, palestras e atividades culturais.

Flávia abordou assuntos como as políticas educacionais brasileiras, a evolução das matrículas em creches no Brasil, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), entre outros.

"Eventos como este são ótimas oportunidades para falar sobre os avanços e os desafios da educação brasileira. É importante abordar as diversas ações e programas existentes no nosso país, além de ser interessante essa troca de conhecimento de como funciona o sistema da Colômbia", declarou.

O colombiano Omar apresentou a palestra "La acreditación de alta calidad en Colombia", na qual explicou um pouco sobre como o Sistema Nacional de Acreditación fiscaliza e avalia a educação de Ensino Superior no país, com o objetivo de ter cada vez mais qualidade nas salas de aula.

Após as palestras, os participantes puderam fazer observações e realizar perguntas. Para encerrar, houve uma atividade cultural com o grupo Costurando Cantos e Contos, que apresentou um pequeno espetáculo com cantigas da cultura popular brasileira.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Felipe Saldanha

img_1673 img_1675 img_1686 img_1697 img_1708 img_1712 img_1715 img_1717 img_1720 img_1734