A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e em parceria com a Universidade Federal Fluminense, deram início à XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói, nesta segunda-feira, dia 17, no Teatro da Universidade Federal Fluminense. O evento, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil” acontece em todo o país, de acordo com determinação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

A cerimônia de abertura foi iniciada com o Hino Nacional Brasileiro, entoado pelas crianças do Coral do Projeto More, regido pelo professor de música Edmilson Silva. Em seguida, as autoridades presentes falaram sobre a relevância do mesmo para o município.

“Destacar a importância desse evento para a divulgação e produção científica em nossa cidade. Hoje, nossa gestão vem procurando consolidar uma agenda que tem como eixo principal uma aliança com o campo democrático e o combate à exclusão social, e por isso, estamos implantando em Niterói a democratização ao acesso à educação, com a construção de novas escolas, telecentros, que tem como objetivo disseminar a inclusão digital, além de outras ações que buscam fortalecer a ciência, a cultura e sobretudo a educação em nossa cidade”, declarou a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, que representou o prefeito Rodrigo Neves.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, professor Luis Andrade agradeceu a presença e parceria de todos os envolvidos na organização e falou da programação preparada para a semana.

“Amanhã, terça-feira e quarta-feira, teremos a II Mostra Acadêmico Científica de Niterói, que é um espaço onde realiza uma socialização de todo o conhecimento produzido na cidade. Ainda na quarta, teremos o concurso de poesia, no Teatro Municipal, que é para rede, que toca no tema da alimentação, mas a alimentação da alma, através da poesia. E também o Cine Nikiti, no Solar do Jambeiro, com o filme “Comer o que”. Na quinta, teremos o II Simpósio “Niterói: Da Cidade Conectada à Cidade Inteligente”, que faremos uma discussão sobre o desenvolvimento de Niterói, com participação especial da UFF, com um sonho de um Parque Tecnológico Urbano. Finalizando, sexta e sábado a Feira de Ciências e Tecnologia, no Campo de São Bento, com protagonismo das crianças, mas participação de diversas instituições. E hoje meu muito obrigado a cada um de vocês”.

Representando o reitor da UFF, Sidney Luiz de Matos Mello, o vice reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, falou da Agenda Acadêmica e da importância da participação da UFF.

“Por mais um ano estamos compartilhando a Agenda Acadêmica com a Semana Nacional em Niterói e isso é uma forma de expor o que desenvolvemos na universidade para toda a sociedade, principalmente para o município. Por isso esperamos a presença de todos nas palestras, seminários, apresentações, ao longo desses dias”.

Além dos já citados, ainda marcaram presença a subsecretária de Educação, Patricia Gomes, o subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, a superintendente de Gestão de Pessoas, Wanderléa Nazareth, o deputado estadual Waldeck Carneiro, a professora da UFF e coordenadora da Agenda Acadêmica, Martha de Luca, entre outras autoridades e membros da sociedade civil. Ao final, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Ivone Albertino Rosa entregou às autoridades citadas o “Manual de Boas Maneiras”, confeccionado pelo departamento em parceria com a Escola de Nutrição da UFF.

“Quero agradecer à parceria da UFF e ressaltar o nosso empenho em levar às nossas crianças o melhores alimentos e nutrientes”.

Para finalizar, o Conjunto de Música Antiga da UFF fez uma pequena apresentação, seguida novamente pelo Coral do Projeto More, que entoaram “Pratododia”, do Teatro Mágico, “Esperança”, dos Aliados e “We are The World”, de Michael Jackson.

Programação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

17 de outubro – Abertura

15h – Teatro da da SNCT UFF – Coral Vila Ipiranga

18 e 19 de outubro – 2ª Mostra Acadêmica-Científica de Niterói: educação, ciência, tecnologia e inovação

9h às 17h – Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Duas   homenagens importantes marcam a Mostra Acadêmico-Científica neste ano: a comemoração dos 40 anos da PESAGRO-RIO, com uma palestra sobre esta instituição, e a dos 70 anos da publicação do clássico “Geografia da Fome”, do geógrafo e ativista político Josué de Castro.

19 de outubro – Concurso de Poesia da Rede Municipal de Educação de Niterói

Tema: Manoel de Barros

18h – Teatro Municipal de Niterói

19 de outubro – Cine Nikiti: “Comer o quê?”

19h – Solar do Jambeiro

20 de outubro – II Simpósio “Niterói: da cidade conectada à cidade inteligente”

9h Auditório do MAC (Museu de Arte Contemporânea) – Niterói: península da inovação

21 e 22 de outubro – III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói