Professores e pedagogos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói participaram na tarde desta segunda-feira (03) do terceiro módulo do curso de  Mesa Alfabeto no Espaço de Formação Digital, localizado no Espaço 300, no Centro.

O curso é oferecido pela Fundação Municipal de Educação (FME) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), através da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias. A duração é de um mês, com encontros semanais de quatro horas cada, e as turmas atendem até 20 profissionais.

A Mesa Alfabeto é um software para computador, que proporciona aos alunos, através de jogos interativos, o reconhecimento de letras e palavras, associação de  figuras aos significados, contextualização das palavras em diferentes tipos textuais, produção de  textos, realização de operações matemáticas, entre outros. Ele se baseia nas disciplinas de Português e Matemática.

Neste módulo, E-Blocks, as atividades foram focadas nos números, nos exercícios de lógica e expressões numéricas. Os profissionais puderam entender como funciona o programa, experimentando os diversos níveis oferecidos pelo recurso.

A formação foi dirigida pelas integrantes da Assessoria de Mídias, Érika David e Alessandra Moura. Elas explicaram que o objetivo do curso é que os profissionais possam conhecer melhor o software para inseri-lo em sua prática pedagógica.

"É importante que os profissionais dominem o uso da mesa, que está presente em todas as escolas da rede, para utilizar da melhor forma nas salas de aula. Este recurso trabalha com leitura,  escrita, números, tudo através de jogos, isso desperta o interesse e auxilia no desenvolvimento das crianças", explicou Erika.

O próximo encontro do curso será no dia 10, segunda-feira às 13h30 no mesmo local.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Bianca Cavaliere