Professores da Rede Municipal de Educação de Niterói iniciaram, na tarde desta segunda-feira (26), o curso de extensão “Sons e Pulso – Formação inicial em Música e Educação”. O evento que marcou o início da formação aconteceu na BibliotecaEstadual de Niterói, localizada no Centro da cidade e contou com cerca de 50 profissionais inscritos.

O curso, direcionado para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) e Creches Comunitárias, é oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Núcleo de Ações Integradas (NAI) e com a Diretoria de Educação Infantil, equipes da Fundação Municipal de Educação (FME).  A formação termina em dezembro do presente ano e é oferecida em modalidade EAD (Educação a distância).

O primeiro encontro, que aconteceu em formato presencial, contou com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luciana Requião. A professora conduziu o primeiro momento do curso de maneira brilhante e ressaltou a importância de se trabalhar, em sala de aula, com atividades que envolvam a musicalização.

“Esta é uma parceria de muitos anos e fiquei muito feliz de poder iniciar essa formação. É gratificante ver que as pessoas estão recebendo com carinho a ideia. O movimento da música está crescendo cada vez mais e gerando frutos”, disse Luciana.

Para a professora Cristiane Gonçalves, coordenadora do NAI – FME, a música tem uma grande contribuição no aprendizado dos alunos e é um tema que deve ter sempre um espaço garantido em sala de aula.

“É um momento de celebração poder ofertar para os profissionais da Rede esse tipo de curso. Esperamos que essas experiências envolvam de forma efetiva os professores e alunos de nossas unidades, a fim de realizarmos um trabalho de excelência”, declarou Cristiane.

Texto: Marina Assumpção