O Núcleo de Educação Paulo Freire em Niterói promoveu nesta segunda-feira, 19, o painel "Debate, Autonomia e Liberdade" em comemoração aos 95 anos de nascimento do Educador.

Realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o evento contou com o apoio do mandato do Deputado Estadual Waldeck Carneiro.

A programação teve início com a exibição do vídeo "Paulo Freire – Educar para Transformar", dirigido por Tânia Quaresma, uma produção de 2005, que conta, em prosa e verso, a vida e a obra do grande brasileiro que ficou conhecido como Cidadão do Mundo.

Em seguida todos puderam assistir a uma apresentação do Coral dirigido por Roberta Anillo Monteiro. O grupo, formado por alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Paulo de Almeida Campos e Alberto Torres, contagiou o público ao som das canções "Sá Marina", "Canção da Partida", "Xote das Meninas", "Sabiá" e "Trem das Onze".

Após a apresentação, foi formada a mesa do painel que contou com a presença do professor emérito da Universidade Federal Fluminense, Dr.Osmar Fávero, conferencista convidado, o Deputado Estadual e professor, Waldeck Carneiro (mediador), e a professora da rede municipal, também responsável pela Assessoria Especial de Articulação Pedagógica , Dr.ª  Glória Maria Anselmo (debatedora).

Na conferência que proferiu, o professor Osmar Fávero abordou o tema "O Legado de Paulo Freire: passado ou atualidade" destacando, além de aspectos históricos, as obras e o pensamento daquele que é considerado o maior educador brasileiro de todos os tempos.

"Esse evento é uma tentativa de resgatar um dos maiores encontros entre dois grandes educadores, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, ocorrido há 25 anos em Niterói. Eles estavam chegando do exílio e esse fato histórico não obteve nenhuma repercussão na imprensa", lembrou o idealizador do painel, o deputado Waldeck Carneiro.

Estiveram presentes também: a primeira-dama, Fernanda Sixel; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo; o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro; a subsecretária de Educação, Patricia Gomes; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, professor Luiz Andrade; o subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes; além de outras autoridades.

"O evento destaca a importância e a atualidade do pensamento deste grande educador que foi Paulo Freire e sua relevância para a educação brasileira, afinal, como ele bem ressalta, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", finalizou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo.

Fotos: Maria Paula Macário

img_9087 img_9094 img_9110 img_9117 img_9122 img_9126 img_9133 img_9150 img_9230 img_9242