Foi realizado nesta terça feira, 13/09, no Auditório Prof. Amaury Pereira Muniz, na Fundação Municipal de Educação (FME), o 3º módulo do Curso de Gestores direcionado aos diretores da Rede Municipal de Educação de Niterói, estendido também a alguns gestores do Programa Criança na Creche.

A palestra foi ministrada pela diretora de 1º e 2º ciclos, Elana Costa, que abordou temas como gestão democrática, avaliação e currículo. Dentre os tópicos trabalhados, foi discutido o que ensinar, como ensinar, a trajetória escolar dos alunos e os processos educacionais.

A coordenadora da Assessoria Especial de Articulação Pedagógica, Glória Anselmo, citando Paulo Freire, discorreu sobre o processo de ensino-aprendizagem das crianças. "Educação é um ato político mas, também, um ato de amor. Devemos pensar sempre na importância da educação na fase inicial de formação do aluno, como também nas concepções e metodologias aplicadas", disse.

No decorrer do evento, os participantes se dividiram em grupos para uma atividade de estudo de caso, tecendo reflexões sobre casos ocorridos na Escola da Ponte, em Portugal, e na Escola Municipal Amorim Lima, em São Paulo, onde foram formuladas propostas curriculares diferenciadas, elaboradas pelas equipes pedagógicas de cada unidade, como uma forma de reinvenção da escola.

Após a leitura dos textos, foram feitos os principais apontamentos, relacionando-os à realidade vivenciada na Rede e o papel do gestor em sua construção.

Os próximos encontros ocorrerão no dia 20/09 e 27/09, no auditório na FME, a partir das 14h. A Professora Adjunta da UERJ, Alice Casemiro Lopes, será responsável por ministrar a palestra de encerramento deste módulo do curso.

Texto e Fotos: Pedro Villa Nova

img_8257 img_8274 img_8281 img_8298