Cerca de 500 quilos de lixo foram retirados das areias das Praias de São Francisco e do Morcego, em uma manhã de sol que reuniu 328 alunos, professores e pais em favor de uma causa: preservar o ambiente hoje e formar cidadãos conscientes para um futuro sustentável. O evento, ocorrido nesse sábado, foi promovido pela AMAERJ (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro), AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e  Instituto Ecológico Aqualung, em parceria com o NAI (Núcleo de Ações Integradas), da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

O professor Carlos Eugênio Latgé Bustamante, à frente do projeto pelo NAI, destacou o  envolvimento dos alunos e de suas famílias, na limpeza da praia, o que – segundo ele – revela a existência de uma consciência ecológica latente, que precisa ser incentivada por eventos como esse. Ele aposta na necessidade de que eventos dessa natureza continuem acontecendo, para promover o sentimento de que o cuidado com o planeta deve ser permanente. As crianças, de acordo com o professor Carlos Eugênio Latgé, já participam em suas escolas, de atividades voltadas para o meio ambiente, como o Mais Verde na Escola e Programa de Escola Sustentável, com destaque para a criação e cultivo de hortas suspensas. 

Alunos da E.M. Profª Mª Ângela Moreira Pinto, da E.M Altivo César; e das UMEI Geraldo M. Bezerra de Menezes, UMEI Maria Luiza Sampaio e UMEI Nina Rita Torres participaram desta edição do Projeto Limpeza de Praia.  O esforço valeu a pena: os que mais contribuíram para a limpeza das areias das praias receberam Tatuís de ouro, prata e bronze. Vitória olímpica para os participantes e uma conquista para a cidade de Niterói. 20160709_120658 DSCN0160 DSCN0165 DSCN0174 DSCN0187 DSCN0196