A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), promoverão o "1º Seminário de Educação e Tecnologia" nos dias 29 e 30 de junho. O evento acontecerá na Casa do Conhecimento e Memorial Roberto Silveira, localizados no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói.

A atividade é relacionada ao Dia Municipal da Inclusão Digital, celebrado no dia 25 deste mês. A comemoração tem como objetivo fortalecer a ideia de que o acesso ao computador, o uso da Internet e o domínio das ferramentas tecnológicas constituem um direito de todos.

"Esse tipo de evento é enriquecedor para os professores, por conta do aprendizado, através da troca de experiência. Além disso, queremos que nossa cidade a tecnologia seja uma ferramenta de uso democrático, que todos tenham acesso, e esse é mais um passo na direção deste objetivo", declarou a secretária Flávia Monteiro de Barros Araújo.

De acordo com o subsecretário de Ciência e Tecnologia, professor Luiz Andrade, a ideia de fazer o seminário surgiu de outros eventos, onde se pode perceber a importância da interação entre a Educação e a Tecnologia.

"Avaliamos os trabalhos apresentados nas duas edições da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, e observamos uma profusão de experimentos educacionais com tecnologias na rede pública e privada", declarou.

Dentro da programação, estão previstas atividades como mesa-redonda, relatos de experiências, palestras e oficinas. O evento é gratuito e aberto ao público, em especial professores, estudantes e pesquisadores. As inscrições para participar podem ser feitas até o dia 26 de junho, através do site https://educacao.niteroi.rj.gov.br.

Para Carla Sena, da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da FME, o seminário oferecerá novas possibilidades de reinventar a educação.

"A tecnologia hoje está presente na cultura contemporânea e consequentemente na vida de crianças e jovens. Não há como negar a sua importância no mundo da educação. Na Rede de Educação Niterói, a tecnologia já se faz presente na prática pedagógica de muitos professores. Sendo assim, a realização de um Seminário de Educação e Tecnologia oportuniza o compartilhamento de experiências e saberes produzidos no âmbito escolar e em outros espaços formativos", destacou.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, convidou a todos para participar do evento, que irá debater a função da Tecnologia dentro das salas de aula.

"Esperamos que os professores possam apresentar projetos interessantes, e que o seminário seja de total aprendizado para o público, pois a Tecnologia, atualmente, funciona como uma colaboradora da Educação", disse.

A diretora de Tecnologia Social, Adriana Neves, destacou que o evento tem como objetivo reunir as práticas de Educação e Tecnologia da cidade de Niterói, e terá temáticas principais, no dia 29 será o Currículo e Tecnologia, e no dia 30, os Desafios do Cinema na Escola.

Os profissionais que tiverem interesse em expor seus trabalhos nos “Relatos de Experiências", podem enviar o resumo do relato até a data limite de inscrição para o e-mail seducatec@gmail.com. Os projetos devem ter relação com os temas: Tecnologia na Educação, Robótica e Linguagem de Programação, Tecnologia Assistiva, Inclusão Sócio-digital, Gamificação, Animação Digital, Tecnologias Móveis, Formação Docente em Tecnologia, Software Livre e Educação.

Texto: Marina Assumpção