Foi dado o inicio dos jogos escolares da Escola Municipal Bolívia de Lima Gaétho, localizada no bairro do Rio do Ouro, em Niterói. A cerimônia de abertura aconteceu nesta quinta-feira (16). O projeto, que envolve alunos, professores e demais funcionários da unidade, foi intitulado de "Bolimpíada 2016", devido ao nome da escola. A ação será feita em conjunto com o Projeto Fefa, trazendo uma parceria entre as disciplinas de Francês, Educação Física e Artes.

O programa tem a supervisão da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Flávia Monteiro de Barros e da Fundação Municipal de Educação (FME), por meio da Coordenação de Língua Estrangeiras Francês e  da Coordenação de Educação Física, além do Consulado Francês.

Durante a cerimônia de abertura, alunos produziram cartazes comemorativos e confeccionaram uma bandeira olímpica. Os estudantes cantaram também o hino nacional francês e o brasileiro, e fizeram apresentações de dança, fita, ginástica rítmica, e outras atividades ligadas ao esporte.

Os jogos do campeonato acontecerão durante as aulas de Educação Física.  Para a diretora geral da E.M. Bolívia Gaétho, Jaqueline Castro, este é um projeto considerado de total importância para todos da escola.

"Este é um programa que será levado ao longo do ano, também para outras unidades da rede, e a nossa escola foi escolhida para fazer a abertura. Todos os nossos profissionais e estudantes abraçaram a causa, para fazer bonito nos jogos", declarou.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a parceria com o Consulado Francês é fundamental para manter a qualidade do projeto.

"É um honra para a Educação de Niterói receber esse projeto, tão bem construído. Temos atualmente na rede, sete unidades com a opção de francês como língua estrangeira, e isso é um diferencial do Governo do Prefeito Rodrigo Neves. Um orgulho para a cidade e até mesmo para o estado do Rio de Janeiro", disse.

A coordenadora de Francês da FME e diretora da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, Marina Melo de Souza, lembrou que é fundamental a integração entre as disciplinas: "Esta é uma das escolas inseridas no projeto Fefa, e acredito que a o ensinamento do francês só entrou para somar", destacou.

Pedro Armando Magalhães, vice-presidente da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, também esteve presente na cerimônia, e falou sobre a importância do ensino da língua.

"O Francês é  historicamente ligado ao Rio de Janeiro, e eu luto para que ele  tenha cada vez mais projeção no nosso país. Este tipo de evento é culturalmente muito bom para as crianças, afinal, esta é também uma língua olímpica, e os estudantes devem ter noção de sua importância, além de conhecimento sobre o envolvimento do Brasil com a França", explicou.

A subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, disse estar muito feliz com as realizações da Educação em Niterói.

"Ficamos muito emocionados quando vemos um trabalho de qualidade na rede pública de Educação. A inclusão do Francês em nossas unidades, em 2014, foi, certamente, uma grande conquista para todos", pontuou.

O presidente da FME convidou ainda a todos os alunos, professores e funcionários da escola para a passagem da tocha olímpica, que vai acontecer em Niterói. Também estiveram presentes na solenidade a representante do Consulado Francês, Sandrine Disleu, a coordenadora de 3º e 4º ciclo da FME, Aline Jabarini, a coordenadora pedagógica de Educação Física, professora Lúcia Voss, o coordenador de Artes, Eire da Silveira, o professor de Educação Física da unidade, professor Carlos Augusto, e a diretora adjunta da unidade, professora Rosane Avila.

Texto: Marina Assumpção e Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere