A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação voltaram a se destacar quando o assunto é modernização da gestão. Dessa vez, a DB Seller, empresa administradora dos módulos do sistema E- Cidade, utilizado por toda a Prefeitura de Niterói, escolheu o departamento do Protocolo da FME como destaque para um projeto piloto de um ambiente virtual de ensino (EaD).

A coordenadora, Eliane Nascimento, responsável pelo setor, contou um pouco de sua função e agradeceu o reconhecimento.

"É muito bom ver que estamos desenvolvendo um trabalho e ele está dando resultado a ponto de ser transmitido aos demais. Desde o início da implantação deste sistema, eu abracei e entendi que essa é mais uma ferramenta que pode ajudar nas informações, desde que seja manuseada da forma correta", afirmou a profissional.

O projeto da criação do EaD é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG). O piloto foi iniciado na plataforma Moodle, que servirá como base para o processo de aprendizado e capacitação do módulo Protocolo.

O curso é dividido por tópicos e todos contêm material didático, com parte teórica em PDF, resumo da matéria em slides, vídeo prático de como o sistema funciona, avaliação final por tópico, além de explicação incorporada de toda a parte de regra de negócio.

Por se tratar de um projeto piloto, contou com a ajuda de diversas pessoas envolvidas diretamente com o módulo protocolo do sistema, como Eliane Nascimento, que participa de um vídeo no tópico de introdução, explicando como funciona na prática o sistema na vida dos funcionários e todo o seu trâmite.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, afirmou estar orgulhoso da funcionária e de seu comprometimento em manter a transparência em Niterói.

“Em 2014 a Prefeitura, por meio da SEPLAG realizou a Cerimônia de Premiação do 1º Prêmio de Gestão Pública Municipal de Niterói. Tivemos servidores da FME premiados com o primeiro,  lugar, no setor de Contabilidade, e segundo na Tesouraria. Hoje, mais uma vez, estou muito orgulhoso, com a escolha da servidora Eliane Nascimento como exemplo para demonstrar o trabalho desenvolvido no módulo Protocolo do sistema.”

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, também comemorou o reconhecimento.

"Ver mais um de nossos profissionais ser reconhecido a ponto de participar de um curso de como manusear um dos módulos desse sistema, é mais uma demonstração do nosso comprometimento em fazer uma política pública de qualidade", declarou.

O projeto, precocemente, já teve uma aceitação muito grande, uma vez que ajuda na capacitação e habilitação do funcionário a atuar com o módulo protocolo, que atua como sistema de gestão de processos e suas movimentações pelos órgãos do município e seus departamentos. A tendência que os outros módulos do sistema e-cidade sejam integrados no mesmo método de ensino/curso posteriormente.

97dbee1f-9e6e-47a4-9bfc-770b199d0a2c

Texto: Mariah Bellido