Alunos da Escola Municipal Bolívia Gaetho, uma das unidades da rede que tem o ensino de francês no currículo, receberam a visita da ilustradora francesa, Pauline Comis, do livro "Les segred plus fort du monde" para uma Oficina de Ilustração. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação, com o Consulado da França no Rio de Janeiro e faz parte da 2ª Edição do "Meu Festivalzinho", que tem atelier, formação profissional, mostras de filmes, debates, entre outras ações culturais e educativas.

"As crianças primeiramente tiveram o contato com o livro dentro de sala de aula. Hoje, neste segundo momento, trouxemos a ilustradora para a escola, com o objetivo de ser mais uma ação para aproximá-las do idioma, mostrando que o francês pode estar presente no cotidiano, em filmes, músicas e livros" explicou a coordenadora da língua na rede, Marina xxx

De acordo com a representante do Consulado francês no Rio, Sandrine Diesel, a escolha da ilustradora Pauline foi por conta do livro já ter sido comprado e editado também em português.

"Eu faço parte da Promoção da Leitura, e estamos vendo Niterói desenvolver uma política linguística muito ambiciosa, de implantar um outro idioma para alunos do Ensino Fundamental. Não temos conhecimento de que isso aconteça em nenhuma outra cidade do Brasil, e por isso estamos investindo para que possa ser mais prazeroso e com ainda mais resultados para nossas crianças. Termos neste momento um livro com os dois idiomas, fica mais fácil de fazer uma ponte entre o francês e o português, o que facilita na compreensão dos alunos", explicou.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, agradeceu mais uma parceria com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e lembrou que a implantação do francês na grade curricular é mais um dos muitos diferenciais da rede municipal de Niterói.

"O ensino de uma língua estrangeira dentro das escolas municipais é mais um compromisso em garantir que essas crianças tenham cada vez mais uma educação de qualidade para que conquistem um futuro digno, que é o que elas merecem".

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo ainda ressaltou que o francês vem apresentando bons resultados.

"Nossa rede ainda conta com a opção do francês, além do inglês e espanhol, que vem sendo implantado e aceito muito bem na nossa rede. Nossos alunos já foram inclusive premiados em disputas com outras grandes escolas, particulares e estaduais. Graças a esse esforço e comprometimento, podemos contar com o apoio do Consulado da França e também de outros consulados onde esta é a língua materna. Queremos que nossas crianças possam ter cada vez mais oportunidades para alcançar seus sonhos", declarou.

IMG_0567 IMG_0604 IMG_0658 IMG_0731 IMG_0701

Fotos e texto: Mariah Bellido