Alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), Jacy Pacheco, localizada na comunidade do Buraco do Boi (Barreto), participaram do lançamento do Programa Educação Sustentável – Niterói, nesta quarta-feira, dia 1º. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Projetos Especiais, tem por objetivo desenvolver nas crianças a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e faz parte das atividades realizadas pela Prefeitura em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os Quatro Elementos e a Sustentabilidade é o tema escolhido esse ano para a Semana do Meio Ambiente, que teve sua programação iniciada no sábado, no Parque da Cidade. Durante os dias, os interessados poderão participar de atividades como palestras, exposições, plantio de mudas, limpeza de praia, passeio ciclístico, entre outras.

A abertura do Programa Educação Sustentável, que ocorreu no auditório da unidade, reuniu, além das crianças e dos profissionais de educação, o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, o presidente da FME, Bruno Ribeiro, o subsecretário de Projetos Especiais, José Henrique Antunes, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurico Toledo entre outras autoridades e membros da comunidade escolar.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância desse tipo de iniciativa acontecer nas escolas: "Nossas crianças devem aprender desde cedo a necessidade em cuidar do meio ambiente e conhecer as formas de economia de água e de luz na escola. Com ajuda dos profissionais da educação, vão desenvolver ainda essa pequena consciência de que nós devemos e podemos cuidar do nosso planeta".

A secretária de Educação, Flavia Monteiro destacou a criação de hábitos e valores dentro da escola: “Estamos buscando criar consciência e uma cultura que valorize o meio ambiente e faça com que as nossas crianças saibam, desde pequenas a importância de se conviver e preservar, de lutar por um vida melhor. A escola é um espaço privilegiado para formar cidadãos conscientes e este é um programa que esperamos que venha a contribuir para uma economia de água e de luz e também para uma criação de consciência ambiental.”

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro destacou a necessidade em se propagar a informação: “É muito importante para a escola, por conta dos professores, que vão passar pros alunos, multiplicando essas informações para os pais em demais ambientes. Que essas 30.000 crianças que temos na rede possam disseminar essa boa cultura de um educação publica sustentável".

O idealizador do projeto, Professor José Henrique, acrescentou que os objetivos vão além da mudança de hábitos e a intenção é de que seja estendido a outras unidades. “O outro objetivo é também, participar deste imenso esforço que a prefeitura faz pra minimizar os gastos. Reduzindo despesas como o pagamento de água e de energia, para que possa reverter essa verba pra manutenção da  escola, por exemplo.”

IMG_9350 IMG_9403 IMG_9453 IMG_9562

Texto e fotos: Maria Paula Macário