O Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, localizado no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, completou três anos de funcionamento. O espaço, reinaugurado pelo prefeito Rodrigo Neves, é administrado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Fundação Municipal de Educação (FME) e Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

No evento de comemoração, na tarde desta terça-feira (31/05), foi inaugurado o Acervo de História Fluminense, que integrará a Biblioteca Virtual do espaço. O arquivo levará o nome do professor e historiador Salvador Mata e Silva que coordena o curso de história “Conhecendo Niterói”, ministrado no local. O acervo contará com trabalhos de pesquisa e publicações de Salvador.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o espaço é de grande importância para Niterói.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo trabalho que o Memorial vem fazendo. É um espaço que defende a cultura na cidade e também onde temos a oportunidade de homenagear um dos melhores historiadores da cidade. O trabalho desenvolvido pelo professor Salvador aqui e em São Gonçalo são considerados de referência, portanto, é uma homenagem mais do que justa”, disse.

O subsecretário de Projetos Especiais da FME, professor José Henrique Antunes, ressaltou que o Memorial Roberto Silveira é um lugar para elevação de capital cultural dos jovens e adolescentes.

“A equipe do espaço realiza com maestria todos os trabalhos. Esses três anos passaram muito rápido, e este momento, após a reforma do local já abrigou diversos eventos. O mais interessante é que reunimos aqui muita gente em prol da cultura e de uma sociedade melhor. Agradeço também ao Salvador, por estar sempre nos ajudando a difundir o patrimônio cultural da nossa cidade”, declarou.

Já o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade, parabenizou toda a equipe responsável pelos projetos educacionais que são realizados no Espaço.

“Niterói é uma cidade que se desenvolve cada vez mais em tecnologia e inovação, mas também é um município que gosta de resgatar a memória, saber da sua história, e isso é muito importante para a sociedade”, disse.

O professor e historiador Salvador Mata e Silva, declarou que se sentiu honrado com a homenagem, principalmente por ser um lugar em que tem prazer de trabalhar.

“Agradeço todo o apoio da equipe do memorial e da Semect/FME. Este é um espaço em que sempre procurei contribuir com o meu conhecimento, e o acervo que inauguramos é de intensa atividade cultural. Espero poder colaborar cada vez mais, intensificando minha ajuda e tempo para a população”, comemorou.

Atualmente, o Memorial Roberto Silveira abriga vários projetos como Curso de História Conhecendo Niterói, Curso de Português – Português à La Carte, o Revisitando a Literatura Fluminense e o curso de teatro Amigos da Arte.

Também estiveram presentes a representante do gabinete do deputado estadual Waldeck Carneiro, Eliani Pacheco de Oliveira, a presidente da Academia Niteroiense de Letras, Márcia Peçanha e a subsecretária de Educação, Patrícia Gomes.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Felipe Saldanha

IMG_9147 IMG_9163 IMG_9177 IMG_9182 IMG_9202 IMG_9229 IMG_9239 IMG_9260 IMG_9271 IMG_9272 IMG_9279 IMG_9281 IMG_9286 IMG_9291 IMG_9292 IMG_9293 IMG_9305 IMG_9319