A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através da Assessoria de Educação Especial, entregaram três novos micro-ônibus adaptados para serem usados por alunos matriculados nas unidades da Rede Municipal. Os veículos, que já estão circulando pela cidade foram doados pelo Governo Federal, por meio do Plano de Ações Articuladas e tem capacidade para oito usuários cada, sendo quatro cadeirantes e quatro com mobilidade reduzida.

"É uma grande satisfação para nós receber e poder entregar a Niterói esses novos veículos, que vem para somar à nossa frota. Hoje, nossa cidade vem sendo reconhecida como referência na Educação Pública para crianças com necessidades especiais, e isso é um motivo de orgulho para esta gestão. Dar condições de transporte, para que esses alunos possam ir às aulas é mais um passo importante neste trabalho que estamos desenvolvendo", ressaltou a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo.

Os novos veículos fazem parte da frota do Programa de Transporte Escolar Acessível da Rede Municipal, que hoje conta com 14 veículos, entre vans, ônibus e micro-ônibus, assistindo aproximadamente 123 alunos. De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Andrea Pierre, o projeto tem como objetivo atender uma das principais demandas da população, que é a necessidade de transporte acessível.

"Muitas vezes, não ter esse tipo de veículo dificulta, ou até mesmo impede a frequência dos estudantes com deficiência à escola. A inclusão desses três novos micro-ônibus aumenta em 20% o número de alunos atendidos, e com isso, podemos afirmar que não há mais fila de espera, o que muito nos orgulha", declarou Andrea Pierre.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, "conseguir zerar essa demanda é mais uma prova do nosso compromisso em, não só construir e ampliar as escolas, mas manter os alunos estudando, com qualidade não só na parte pedagógica, mas garantir atendimento”.

Texto: Mariah Bellido