Na tarde desta quinta-feira (12/05) a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina, no Centro de Niterói, recebeu a escritora Karina Pinheiro para um encontro com adolescentes a fim de debater sobre o livro “Palavras do Brasil II”. A obra possui textos de diversos escritores do Brasil inteiro, e conta com duas crônicas poéticas escritas pela niteroiense.

O evento reuniu jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que puderam conhecer um pouco sobre a trajetória da escritora. Karina contou como foi escolhida para participar do projeto.

“Enviei o meu texto sem pretensão, através de uma rede social. Um tempo depois a editora entrou em contato comigo, dizendo que havia sido selecionada. E na segunda edição, eles mantiveram os escritores selecionados, publicando outros textos. É um projeto muito legal, fico muito feliz de ter participado”, disse.

A escritora e professora de história destacou ainda que começou a ler ainda quando era pequena e sempre teve muito incentivo da família para seguir a carreira.

Para a auxiliar de biblioteca, Neli Rigó, eventos como esse são muito importantes para aproximar os jovens da leitura.

“O intuito é que todos voltem para conhecer melhor o nosso espaço, a biblioteca é um lugar para diversos talentos. Ele deve ser utilizado para encontros, bater papo, conhecer pessoas e principalmente explorar os livros, que nos trazem tantas sensações boas”, declarou.

Durante o evento, foram sorteados papéis com frases do texto da escritora. Os adolescentes que leram os trechos, foram presenteados com livros da biblioteca como incentivo à leitura.

Além do debate, os jovens puderam ver uma exposição de fotos de árvores em preto e branco, produzidas pelo fotógrafo Jorge Graciaba.

“Há doze anos comprei minha primeira câmera e assim comecei. Fiz um curso profissional e desenvolvi meu olhar fotográfico. Estou sempre buscando por aquela imagem, que nunca mais vai se repetir e ficará registrada pra sempre através de um registro. Resolvi fotografar árvores pelas diferentes interpretações das imagens, cada uma é vista de um jeito e tem a sua história”, concluiu o artista.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Felipe Saldanha

IMG_7310 IMG_7321 IMG_7324 IMG_7325 IMG_7327 IMG_7328 IMG_7330 IMG_7342 IMG_7344 IMG_7346 IMG_7373