A quarta edição do programa Atleta nas Escolas, que é uma parceria entre o GT Niterói Cidade do Esporte, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), a partir das 10h30, na Escola Municipal Santos Dumont, no bairro de Fátima.

O projeto, que tem como objetivo apresentar ao universo dos alunos a realidade de um atleta olímpico e a transmissão dos valores adquiridos no universo do esporte contou a presença da campeã de taekwondo, arte marcial coreana: Karina Couzemenco, que visitou a Escola Municipal Santos Dumont, e  transmitiu aos alunos suas vitórias e obstáculos na carreira profissional.

Niteroiense, integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Medalha de bronze na Copa do Mundo de Lyon (2000), ouro no Jogos Sul-Americanos de Cuenca (1998) e tetracampeã brasileira são apenas alguns dos resultados conquistados por Karina ao longo de uma década dedicada ao esporte de alto rendimento. Dezesseis anos depois de sua participação nos Jogos de Sydney, ela continua se dedicando aos chutes e pontapés como hobby e paixão.

“Acho que o esporte é fundamental como fator de integração social, formação de caráter e principalmente como forma de evitar problemas para os jovens, como drogas e criminalidade. Sempre gostei de treinar e ainda gosto”, disse Karina, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Niterói de promover o Atleta nas Escolas.

“Acho que essa iniciativa é fundamental para os mais jovens. Não para que se tornem profissionais no esporte, mas para que tenham um referencial e recebam a orientação de quem já viveu de perto o universo do taekwondo”, explicou.

O evento desta quinta foi o terceiro da temporada de 2016. Após as participações dos atletas de tênis de mesa paraolímpico Gilles de La Bourdonnaye e Luana Couto Silva, do remador olímpico Claudio Mello e do triatleta Armando Barcellos.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Bruno Souza esteve presente e contou que é a primeira visita na EscolaMunicipal Santos Dumont e falou sobre a iniciativa: "O projeto é sempre levar um atleta, que tenha experiência na modalidade, de preferência que tenha participado de uma olimpíada, pra contar essa experiência para as crianças e apresentar um pouco de esportes diferentes. O retorno é sempre positivo, as crianças ficam muito empolgadas e interagem bastante."

"A gente tem uma programação de cada mês, levar um esporte pra uma escola municipal para que as crianças tenham essa proximidade, com esportes que a gente não conhece, não está acostumado, que vão ter na olimpíada." Explicou ele.

A diretora da escola, Valeria Calor, agradeceu a presença de todos e, junto com coordenadora geral da rede de educação física, professora Lucia Voss e o professor de educação física da escola, Luciano já planeja frutos para o evento.

Texto: Maria Paula Macário

IMG_5749 IMG_5721 IMG_5752 IMG_5754