A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através do Núcleo de Ações Integradas (NAI) e da Diretoria de Projetos Especiais, fechou uma importante parceria com a Niterói Trânsito e Transporte (NITTRANS). As ações,  foram divulgadas pela secretária Flávia Monteiro de Barros e o presidente da FME, Bruno Ribeiro,  no último dia 12.04,  e são as seguintes: 1ª Jornada de Capacitação para Trânsito para docentes da rede municipal; Projeto Fetran e Carreta da Polícia Rodoviária Federal.

"É importante essa parceria para conscientizar e educar os nossos alunos e profissionais. Queremos formar cidadãos melhores socialmente e também no trânsito. Este trabalho é de suma necessidade e vem em boa hora, agregando valor à nossa rede", afirmou Flávia Monteiro.

Já o presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância das crianças como multiplicadores das informações. "Queremos que as crianças levem o que aprenderam e transmitam em casa, para os pais, irmãos, familiares e amigos. É uma forma deles também se responsabilizarem pela Educação no Trânsito", declarou.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da NITTRANS, Priscilla Lundstedt Rocha, as ações serão desenvolvidas através de parcerias com diversos órgãos.

No primeiro, o Projeto Fetran, da Polícia Rodoviária Federal, vai envolver alunos das escolas municipais Rachid da Glória Salim Saker, Levi Carneiro, Altivo César, Alberto Francisco Torres e Diógenes Queiroz. Eles participarão de situações simuladas que ocorrem no trânsito com o objetivo de, numa segunda etapa, promoverem a conscientização dos motoristas.

Já a 1ª Jornada de Capacitação para o Trânsito é voltado para os profissionais da educação de Niterói. Serão ministradas palestras de orientação e formação com instituições parceiras como a Eco- Ponte, Porto Seguro, Secretária Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal  e o Projeto Niterói de Bicicleta.

Já a Carreta da Polícia Rodoviária Federal é um projeto itinerante, que ficará instalado em frente a Biblioteca Pública Municipal, na avenida Amaral Peixoto, no Centro. No local, ficará estacionado um caminhão de 9m x 25m com capacidade para 90 pessoa. Segundo os organizadores, as crianças participarão de diversas atividades entre os dias 19 a 21 de junho.

Texto: Mariah Bellido

Fotos: Pedro Henrique Villa Nova