Alunos da rede municipal participaram na última sexta-feira, 08.04, no ginásio do Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, da abertura 57  edição dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), A cerimônia contou com as 48 escolas das redes municipal, estadual, federal e da iniciativa particular que irão participar do evento.

Realizada desde 1959, a competição intercolegial é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME),

Este ano serão disputadas 17 modalidades diferentes, como futebol de salão, vôlei, handebol, luta olímpica, basquete, além de provas inéditas de vela e judô. As competições serão realizadas em diversos locais da cidade.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, o Secretário de Esporte e Lazer, Bruno Souza e o vice-prefeito Axel Grael.

“Tive a oportunidade de participar na década de 70 das disputas de vela dos Jogos Escolares Brasileiros, em Campinas. Dos atletas que participaram daquela competição, surgiram 12 títulos mundiais, sete medalhas olímpicas e muitos títulos brasileiros. São iniciativas como essas que fazem que atletas despontem para o esporte”, disse Axel.

A programação contou com uma apresentação de ginástica rítmica da equipe Canto do Rio/Happy Gym e o desfile das escolas que irão participar da competição.

"O objetivo dos jogos é desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre os estudantes e incentivar as boas relações entre mestres e alunos. O desporto é importante na formação do jovem, além de ampliar e diversificar as modalidades praticadas regularmente nas aulas de Educação Física", declarou Flávia.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro destacou a participação dos alunos das escolas da rede municipal nos outros anos.

"Tenho muito orgulho da participação dos nossos alunos na competição. Nas edições anteriores eles foram destaques em diversas modalidades e esse ano não será diferente. O JEN é de suma importância para os competidores, estimulando a prática esportiva e cumprindo o papel na formação do caráter das crianças e adolescentes de Niterói".

Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, através das competições é possível construir valores como amizade, trabalho em equipe e respeito.

“É aqui que nascem os grandes campeões. Tenho o maior prazer nesse retorno do JEN ao Caio Martins, porque foi aqui que minha história começou. A competição ganha mais destaque por ser um ano olímpico. Boa sorte a todos”, pontuou Bruno, que é ex-capitão da seleção brasileira masculina de handebol, campeã nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio.

O momento de maior emoção aconteceu no encerramento da cerimônia quando nove alunos representando 4 mil estudantes, que estarão participando dos jogos, acenderam a pira olímpica.

Texto: Marina Assumpção e Maria Paula Macário

Fotos: Mariah Bellido