Foi assinada na tarde desta quarta-feira (6/4) a ordem de início para as obras da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) do Morro do Preventório, em Charitas, na Zona Sul da cidade. A unidade terá capacidade para atender 320 crianças na faixa de dois a cinco anos, divididas em 16 salas, todas climatizadas e três pavimentos, ocupando uma área de 1.848 metros quadrados, com sistema de aproveitamento de água e funcionará em período integral, com quatro refeições diárias servidas ao longo do dia para os alunos.

Orçada em cerca de R$ 6 milhões, a obra tem prazo de conclusão de 18 meses mas a Prefeitura tentará reduzir para um ano.

O prefeito destacou a importância da nova escola para a cidade.

"Estamos celebrando hoje um momento muito especial. Essa creche será muito importante para a comunidade. Já construímos 19 escolas. Niterói será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter todas as crianças na educação infantil. Tenho convicção que cada criança que vai estar na educação infantil, com quatro a cinco refeições por dia e professores acompanhando, será um jovem com um futuro muito melhor", afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, disse que a cidade ganhará um equipamento de muita qualidade.

"As crianças terão acesso ao que há de melhor em termos de infraestrutura pedagógica. A obra integra o programa Mais Infância que vem mudando a face da educação infantil nesta cidade", declarou.

Flávia lembrou que a UMEI do Preventório será construída em um terreno que foi cedido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na época em que o atual secretário de Governo, Roberto Salles, era o reitor da instituição.

O presidente da Associação de Moradores do Preventório, Rafael Sales, agradeceu a Prefeitura pela obra.

"Agradecemos o prefeito e sua equipe. Lutamos há 40 anos por essa creche e ela vai sair graças a essa parceria entre a UFF e a Prefeitura. A comunidade está de parabéns por essa grande obra", salientou.

Texto: Mariah Bellido

Fotos: Pedro Henrique Villa Nova e Divulgação