As escolas da Rede Municipal de Educação também estão participando das ações do Programa Niterói de Bicicleta, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói. Quatro bicicletários do tipo paraciclos já foram instalados em unidades da rede municipal para aumentar o número de vagas para estacionamento de bicicletas na cidade: E.M. Altivo César, no Barreto; E.M. Francisco Portugal Neves, em Piratininga; E.M. João Brazil, no Morro do Castro; e E.M. Rachide Salim Sacker, em Santa Bárbara. Cada estacionamento te capacidade para 10 bikes.

De acordo com o diretor da E.M Altivo César, Marcos Antônio dos Santos Silva, a novidade foi muito bem recebida pelos alunos e professores, aumentando o número de adeptos dos pedais na unidade.

"A instalação desse estacionamento de bicicletas atendeu às nossas expectativas, a garotada está gostando bastante. A gente conseguiu resolver uma situação que era complicada. Como os alunos prendiam as bicicletas na grade da quadra, tínhamos dificuldade de trocar a rede do espaço”, explicou.

O aluno André Felipe, do 7º ano da escola,que costuma usar a bicicleta como transporte para chegar à escola, comemorou a implantação.

"Antes, a gente tinha que trancar na grade da quadra, mas com as vagas, isso deixou de ser um problema, pois temos onde colocar as bikes".

Jose Manoel Felisberto, coordenador do projeto Passeio Ciclístico, que promove passeios anuais com alunos da Altivo César, acredita que o paraciclo representa o início de uma transformação na escola, pois é um incentivo para que mais alunos se sintam seguros ao guardarem suas bicicletas. “Esse projeto é um começo, um símbolo. E a gente ficou felicíssimo de ter esse toque inicial. O incentivo vem dessas atitudes e das ciclovias”, destacou.

Para a coordenadora do Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, a instalação de bicicletários representa um importante incentivo ao uso deste meio de transporte, já que uma grande parcela de usuários são jovens estudantes.

"Assim como a construção de ciclovias e ciclofaixas, a instalação de bicicletários é igualmente importante em políticas de incentivo ao uso da bicicleta. Sabemos que grande parte dos ciclistas da cidade são jovens estudantes, então decidimos também contemplar esse grupo, instalandobicicletários em algumas escolas municipais, inclusive aquelas que já possuem algum tipo de campanha pró-bicicleta", afirmou Isabela.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Niterói instalou 1.054 vagas de bicicletas no município, distribuídas em 89 pontos de diversas regiões. O objetivo é que até o fim do ano o número chegue a 1.220, e novos pontos sejam instalados em diferentes locais. O destaque é o bicicletário que será instalado próximo à estação das barcas Araribóia,fechado e coberto, com segurança 24 horas e capacidade para 424 bikes. Outros pontos importantes onde já foram instalados paraciclos são em frente à estação dos catamarãs de Charitas, com 70 vagas, e em Camboinhas, que tem 40 vagas.

Além dos paraciclos instalados, o Niterói de Bicicleta está trabalhando na criação de um manual para instalação de estacionamentos para incentivar estabelecimentos da iniciativa privada ao colocar bicicletários em seus estabelecimentos. Para shopping centers, hipermercados e universidades, já existe uma exigência para essas instalações (Lei Municipal 2499/2007).

Bicletário011 (1) Bicletário012 (1) Bicletário013 (1) Bicletário014 (1)