A Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), da Fundação Municipal de Educação (FME) através do Centro de Memória e História da Literatura Fluminense – Memorial Roberto Silveira e da Coordenadoria de Acessibilidade, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana, lançou nesta quarta-feira, 16.03, no Bistrô do Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer, a 2ª edição do projeto Niterói Down Click na Beleza criado em função no Dia Internacional da Síndrome de Down 21 de Março na Cidade.

O evento de abertura contou com uma palestra feita pela coordenadora de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação, professora Andrea Pierre, que falou sobre o tema “A Importância da Inclusão na Educação.” Também estiveram presentes, o ator André Varella que recitou diversos poemas e os atletas do Projeto Natação Sem Barreiras que funciona no Ginásio do Caio Martins e conta com a parceria da Sociedade Síndrome de Down e de Furnas.  O trabalho é coordenado pela  professora Maria Idalina Machado.

Os medalhistas Thiago Pompeu, Pedro Fernandes, Sérgio Roberto e Bruno Gomes falaram das conquistas no último  campeonato  de natação para pessoas com Síndrome de Down, realizado em 2013, na Dinamarca, e que contou com a participação de 14 países. O Brasil ficou com a quinta colocação no resultado final por equipes. “Nós montamos uma base que vem contribuindo não só para as conquistas e superação das marcas nas competições, mas, principalmente, o respeito pela individualidade de cada um,” concluiu Idalina.

A segunda edição do projeto Down Click na Beleza vai até o dia 31 deste mês. Entre as  diversas atrações estão a exposição fotográfica que ficará montada no shopping Bay Market, de 19 a 31 de março, produzida pelos fotógrafos Renato Moreth e Claudia Perpétuo, com imagens inclusivas. Também está previsto um grande evento no dia 20 de março no Campo de São Bento, das 9h às 13h, onde serão oferecidos serviços gratuitos como estimulação precoce e cursos para pessoas com deficiência.  Haverá ainda apresentações como a Banda Marcial da APAE, Grupo Lekolé (fazendo um trabalho de musicalização com o público) e grupos de Dança sobre Rodas e Capoeira Especial.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, professor José Henrique Antunes, a data deve ser compreendida como um movimento pela igualdade plena e respeito às diferenças. "Apostamos no papel da educação de transformação e acreditamos que incluir é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. A inclusão social permite que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolver o seu potencial", declarou.

Já a coordenadora de Educação Especial, Andrea Pierre, pontuou que os eventos devem celebrar não só a data, mas o potencial humano. "Acreditar que crianças, adolescentes e jovens com síndrome de Down podem, e devem vivenciar experiências educacionais junto a todos os outros alunos é o que nos move. A maior limitação ainda é o preconceito," disse.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, relatou o trabalho que está sendo desenvolvido na rede municipal com o objetivo de garantir o acesso e a permanência dos alunos com necessidades especiais. "Creio que o caminho aberto pelas nossas escolas é importante para que esse processo de inclusão também aconteça no campo profissional e nas relações sociais," concluiu.

Texto: Felipe Saldanha

Fotos: Pedro Henrique