O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, visitaram a fase final das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Matapaca (Maria Paula), nesta quarta-feira, dia 9 de março. Ainda estiveram presentes o subsecretário de educação Bruno Ribeiro, a superintendente de ensino Patricia Gomes Pereira, a diretora de Educação Infantil, Roséli Freitas, além de outros representantes da Educação Municipal.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Neves parabenizou a equipe de obras que adiantou o cronograma de entrega da unidade para a segunda quinzena de abril, sendo que a previsão inicial era para o mês de maio ou junho deste ano.

"Esta é a 19ª UMEI que entregaremos à nossa cidade, mostrando que vamos conseguir alcançar a ousada meta de 20 novas unidades. Graças à gestão, ao planejamento e à dedicação da equipe, que estamos cumprindo tudo o que nos propusemos a fazer. Será um legado importante que deixaremos: a administração que mais construiu escolas municipais na história da cidade de Niterói", declarou o prefeito.

A UMEI de Matapaca vai atender 160 crianças de 03 a 05 anos e 11 meses, em horário integral, oferecendo oito salas de aula, salas de recurso e multimeios, pátio para atividades lúdicas e quadra poliesportiva, vestiário, cozinha e refeitório. Como as outras unidades inauguradas pela atual gestão, a UMEI será toda climatizada, com rampas de acessibilidade e banheiros adaptados, além de sustentável, com sistema de reaproveitamento da água da chuva e energia solar.

De acordo com o presidente da FME, professor José Henrique Antunes, "esse resultado é fruto do nosso trabalho e comprometimento em construir unidades com infraestrutura física e pedagógica para o melhor desenvolvimento do aprendizado das nossas crianças”.

A superintendente de Ensino, Patricia Gomes Pereira, lembrou do esforço que toda a SEMECT e FME vêm fazendo pra cumprir as metas projetadas.

“A conclusão dessa obra é mais um passo que estamos dando para que cheguemos ao final do ano sendo a primeira cidade com todas as crianças devidamente matriculadas na Educação Infantil e pré-escola”.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, a entrega da UMEI de Matapaca vai atender a uma região que tem uma demanda em relação à pré-escola, foco da nova unidade.

"A inauguração desta UMEI é mais um símbolo do esforço deste Governo em democratizar o acesso à Educação Infantil na nossa cidade. Esse equipamento vai oferecer todas as oportunidades para o desenvolvimento desportivo e pedagógico das nossas crianças”, afirmou.

Texto: Mariah Bellido

Fotos: Luísa Veiga