Representantes dos Conselhos Tutelares de Niterói se reuniram nesta quarta-feira, dia 24, no auditório Professor Amaury Pereira Muniz, na Fundação Municipal de Educação. Estiveram presentes a secretária  Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes e a diretora da Gestão Escolar, Cristina Costa.

Na oportunidade foi apresentado um balanço do processo de matrículas, a expansão da rede municipal e os projetos que serão desenvolvidos ao longo de 2016. De acordo com a secretária de Educação, houve um aumento expressivo do número de matriculados na rede municipal devido à migração dos alunos da rede particular e também com a chegada de alunos com necessidades especiais.

"Como nossas escolas oferecem professores de apoio, transporte adaptado e uma série de benefícios para as crianças que possuem algum tipo de deficiência, estamos sendo cada vez mais procurados por pais e responsáveis que estão buscando esse tipo de atendimento".

A secretária destacou também o trabalho que está sendo desenvolvido nos últimos três anos e que possibilitou a entrega de 18 novas escolas à população de Niterói. Segundo ela, a iniciativa cumpre o estabelecido no Plano Nacional de Educação, que determina a universalização do atendimento para pré-escola (4-5) em todo o Brasil a partir de 2016.

"Nossa prioridade no momento é que todas as crianças, a partir dos quatro anos de idade estejam estudando. Para isso, inclusive firmamos uma parceria com o Governo Estadual, para atender as necessidades dos 3º e 4º ciclos. Hoje, ainda temos vagas em diversas unidades do Ensino Fundamental, mas não necessariamente na região desejada pelos responsáveis", finalizou.

O presidente da FME  declarou que, mesmo com a grande procura por vagas nas unidades da rede, o atendimento está sendo possível graças ao empenho do atual governo.

"Esse processo envolve quatro vertentes: construção, municipalização, reforma e ampliação de várias unidades. A rede está se adequando para atender toda a demanda da população de Niterói, que vem tendo um aumento bastante expressivo".

Durante a reunião, ainda foi  confirmada a inauguração de duas novas Unidades Municipais de Educação Infantil ainda para este ano: UMEI de Maria Paula, que vai atender cerca de 180 crianças na localidade e a UMEI Teixeira de Freitas no Fonseca, que atenderá aproximadamente 150 alunos.

Texto: Mariah Bellido

Fotos: César Medeiros