IMG_0070 IMG_0084 IMG_0087 IMG_0098

Diretores de 22 unidades municipais parceiras do Projeto Aprendiz se reuniram para um café da manhã nesta terça-feira, 23.02, no Solar do Jambeiro, no Ingá. Durante o encontro foram apresentadas as principais ações pedagógicas, o calendário de eventos programados para este ano e também o processo de inscrição e matrícula das escolas interessadas em participar do programa.

O Projeto Aprendiz, que está completando 15 anos de atividades, é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMCT), da Fundação Municipal de Educação (FME) e da Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói – FAN), através do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB).

O objetivo do projeto é promover a musicalização dos alunos através de atividades como aulas de Iniciação Musical, Canto Coral, prática de instrumentos, formação orquestral, concertos didáticos, espetáculos artísticos, intercâmbios culturais e masterclasses.

Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flavia Monteiro de Barros Araujo “o Programa Aprendiz faz parte de um trabalho de uma educação integral, o que significa trabalhar o aluno em todas as dimensões. A música faz disso um caminho para o desenvolvimento bem sucedido do aluno”.

Já o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes destacou o profissionalismo dos integrantes do programa na condução das atividades e a oportunidade para elevação do capital cultural para os nossos alunos e familiares.

O evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto Memória Musical Brasileira, João Carino; da coordenadora pedagógica do programa aprendiz, Grace Castro; do Subsecretário Municipal de Planejamento Cultural, Kiko Albuquerque e da coordenadora de produção do Instituto Memória Musical Brasileira, Luiza Carino.

Texto: Paola Mansur