Cerca de 84 militares do Exército participaram na manhã desta sexta-feira (19), do "Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika" em Niterói. Na ação, os militares visitaram escolas da cidade, da rede municipal e particular, realizando palestras educativas. Aproximadamente 3 mil estudantes receberam orientações para o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir a dengue, o Zika e a febre chikungunya.

Foram visitadas pelos militares oito escolas municipais: E.M. Dr. Alberto Francisco Torres, no Centro, E.M. Maestro Heitor Villa Lobos, na Ilha da Conceição, E.M. Santos Dumont, no bairro de Fátima, E.M. Paulo Freire, no Fonseca, E. M. Honorina de Carvalho e E. M. Levi Carneiro, em Pendotiba, E. M. Altivo César, no Barreto e E. M. Francisco Portugal Neves, em Piratininga.

As palestras aconteceram das 8h às 8h30, horário previamente programado com as unidades com o intuito de não atrapalhar o cronograma do ano letivo. Neste período os militares deram diversas orientações para os alunos, como não deixar água parada e nem acumulada em plantas e recipientes, não descartar lixo em terrenos baldio, entre outras recomendações.

Para o professor José Henrique Antunes, presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), a estratégia é importante para diminuir os focos do mosquito na cidade.

"O trabalho realizado pelo Exército reforça o conjunto de ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para eliminação de possíveis criadouros de mosquitos. As ações realizadas permitirão que nossos alunos também contribuam em seus bairros na vigilância diária para eliminação de focos do Aedes aegypti, e com isso, a minimização de agravos à saúde", declarou.

Já a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Flávia Monteiro de Barros Araújo, destacou que neste momento de epidemia é necessário unir forças para o combate ao mosquito.

"Destacamos a importância do trabalho realizado pelo Exército nas escolas de terceiro e quarto ciclos da Rede Municipal de Educação de Niterói. Essa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as Forças Armadas mostra-se como um caminho profícuo nessa importante mobilização", disse.

A estratégia do Exército faz parte da mobilização contra o mosquito, que começou no último sábado, dia 13, com o "Dia Nacional de Mobilização ao combate do Aedes aegypti". Nesta data ocorreu a abertura do programa, na Escola Municipal Francisco Portugal Neves em Piratininga, que contou com a presença do prefeito da cidade, Rodrigo Neves. Durante todo o último fim de semana, militares atuaram em duplas percorrendo as ruas de Niterói para distribuir materiais informativos.

Texto: Marina Assumpção